Esse é o sistema de produção cage-free, que dispensa e abomina qualquer tipo de confinamento em gaiolas, respeitando as condições de bem-estar animal. Neste modelo, as galinhas criadas sem gaiolas podem agir naturalmente. Os alojamentos estão disponíveis a todas as aves para mantê-las secas e protegidas de predadores ou do clima adverso.

Galinhas livres sem gaiolas.

As galinhas criadas sem gaiolas podem circular livremente pelo ambiente externo sem que sejam aprisionadas. Outros itens, como o acesso a água e comida sem gerar competição indevida e um ambiente favorável ao comportamento natural das aves também devem ser considerados. Essa liberdade, que dá às aves um maior bem-estar, é um estímulo para que o modelo comece a ganhar uma maior visibilidade dos granjeiros.

O que é sistema free range?

O sistema de produção de ovos free-range – termo em inglês utilizado para se referir a criação de aves fora de gaiolas – vai ao encontro do novo perfil de consumidor, que está mais exigente em relação às condições de criação dos animais. No caso o termo é adotado quando além das galinhas serem criadas fora de gaiolas, elas podem acessar uma área externa da granja. O sistema é usado na produção de ovos caipiras.

Quando criadas no modo free-range, as aves ficam soltas no galpão e devem ter acesso diário a uma área externa, ao ar livre, sempre que o clima permitir. No galpão estão disponíveis alimentação, água, ninhos, poleiros e saídas laterais para as áreas de pastejo. Além de espaço para a circulação e acomodação das aves, ventilação e luminosidade adequada, o piso desse ambiente deve ser coberto com materiais como maravalha, pó de pinus ou casca de arroz, apropriados para que as aves possam expressar seus comportamentos naturais, como tomar banhos de areia.

Produtos diferenciados para um consumidor cada vez mais exigente.

A ideia de garantir a saúde e o bem-estar animal também está cada vez mais forte entre criadores.

Aqui na Granja Chinope prezamos muito o bem estar de nossas aves e suas escolhas, pensando nisso criamos elas nesse sistema livres de gaiolas e sem crueldade animal, buscando sempre uma produção de ovos de qualidade para garantir a satisfação de nossos clientes.

E defendemos a idéia de que elas merecem viverem livres e soltas de gaiolas.

Galinhas também pastam.

No sistema free range não é permitido o uso de antibióticos preventivos na alimentação, somente para o tratamento de alguma possível doença. A alimentação é à base de cereais, frutas e pastagens especiais algumas leguminosas –, nada de proteína animal. Além disso, os piquetes devem ser manejados para evitar a sua degradação ou contaminação. O pasto, por sua vez, contém alta quantidade de pigmentos naturais, os chamados “carotenoides”. Por isso, as aves põem ovos com gemas de cor mais intensa, o que agrada o consumidor.

Como é feita a colheita do ovos?

A colheita dos ovos é feita todos os dias de maneira manualmente por nós mesmos, usamos um cesto para recolher os ovos do dia.

Dica: Coloque ovos de Plásticos nos ninhos para estimular as galinhas botarem fazemos isso para não deixar os ovos verdadeiros nos ninhos, assim os ovos estão sempre frescos.