Vamos falar sobre uma dúvida frequente das pessoas que cuidam de galinhas caipiras livres ou tem galinhas como um pet em sua casa.

As galinhas começam a botar com seis ou oito meses de idade e alcançam o pico de produção aos três anos. Para que a produção não diminua, os ovos devem ser recolhidos e colocados para chocar por outras aves ou em chocadeira.

A galinha bota um ovo por dia, atingindo a média de 13 a 15 ovos em todo o período de postura. Mas há exemplares que chegam a colocar até 20 ovos no total. A diferença na quantidade produzida vai depender da genética de cada ave. Após botar todos os ovos, a galinha se coloca sobre eles e inicia o choco – fase de incubação realizada pela própria ave no intervalo da parada de produção. Essa etapa demora 21 dias, quando então ocorre o nascimento dos pintinhos.

Durante os dias de do choco, a galinha deve ter alimento e água fresca perto do ninho, pois muitas vezes ela não sai de cima dos ovos nem para comer. Nesse período, a alimentação mais adequada para a ave é o milho. Forneça os grãos à vontade e acompanhe a frequência das refeições, para se assegurar de que a galinha está sendo bem alimentada.

Contando que a vida produtiva da galinha é durante 3 anos, após esse período a sua produção diminui sendo assim que alguns criadores optam por abater suas aves para aproveitar a carne.

Cuidados básicos quando começar a botar

É muito importante que durante esse período de postura de ovos, as galinhas não sofram com o estresse.
Além disso as galinhas não podem ser assustadas (por cachorros, gado), não devem ser expostas ao excesso de ruídos ou a temperatura externa. Em hipótese alguma deve-se mudar as aves de galpão e nem mesmo mudar seu piquete de lugar. Além de tudo isso, devem estar sempre em locais bem ventilados e sempre bem alimentadas e hidratadas.

Uma dica que eu sempre ensino no meu Instagram é de sempre pegar o ovo do ninho uns minutos após a galinha botar evitando assim dela quebrar e comer o ovo, dela sujar o ovo e sendo assim você sempre terá ovos fresquinho, mas com isso a galinha acaba achando que o ninho não é seguro e as vezes não voltam a botar lá, então a dica é colocar um ovo de plástico ou (bolinha de roll-on) no ninho assim engana ela e sempre terá ovos frescos.

5 Fatores que fazem elas pararem de botar

1 – Fator Relacionado com a Alimentação das Aves.

Falta de cálcio, alimentação inadequada ou pouco alimento.

2 – Mudança Brusca no Sistema de Criação das Galinhas.

Mudar o ninho de local.

3 – Problemas Relacionados com a Sanidade do Plantel.

Não fazer a higiene dos ninhos e galinheiro.

4 – Período de Choco das Aves.

Durante o período do choco as galinhas param de botar.

5 – Fator Relacionado com a “Muda de Penas” das Aves.

Durante a troca de penas elas reduzem a postura.