Granja Chinope

Curiosidades sobre as galinhas

Curiosidades sobre as galinhas

As galinhas já foram protagonistas de debates, como por exemplo: “Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha?”, mas além disso, elas também são rodeadas de curiosidades incríveis.

Fala galera, tudo bem com vocês?
No post de hoje vamos falar sobre algumas curiosidades sobre as galinhas, então fica ligado, pois sem dúvidas alguma poderá te surpreender.

15 curiosidades sobre as galinhas.

1. Galinha é o nome popular da ave Gallus gallus.

2. É um dos animais mais domesticados do mundo. Acredita-se que o costume tenha começado na Ásia, mais precisamente na Índia, há cerca de 4 mil anos.

3. O ovo da galinha é uma excelente fonte de proteínas, ferro e vitaminas B, E, B12.

4. Quando se alimenta, a galinha ingere junto com a comida pequenas pedras e terra. Isso ajuda na digestão do animal. As pedras servem para ajudar a moela da ave a triturar o alimento.

5. Devido à sua evolução, já que não precisam mais fugir de predadores e seu alimento é encontrado no chão, as galinhas perderam a habilidade de voar. Mesmo assim, elas podem percorrer pequenas distâncias batendo suas asas e podem alcançar até 10 metros de distância, em breves investidas por não conseguirem sustentar um voo longo e nem muito alto.

6. Nas aves o maior osso do esqueleto é a tíbia. Nos mamíferos, é o fêmur.

7. A galinha demora cerca de 24 horas para fazer um ovo.

8. A cor do ovo é determinada pela raça da galinha. Por isso existem ovos branco, bege e bege escuro.

9. Ao cantar, o galo avisa ao galinheiro que continua vivo e no comando e assusta possíveis desafiantes. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Washington, em St. Louis (EUA), divulgaram em 10 de dezembro de 2004 que 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Isto indica que as espécies tiveram um ancestral comum.

10. 60% dos genes da galinha são iguais aos dos humanos. Ou seja, isso indica que tivemos um ancestral comum.

Veja mais algumas curiosidades sobre as galinhas

11. Diferentes de muitos animais, a galinha não precisa ser fecundada pelo galo para botar ovos, pois ela poe ovos independente de ter mantido alguma relação com o galo. Porém se o ovo for fecundado, chocará entre 20 e 22 dias. Os ovos podem ser chocados pela galinha ou por uma chocadeira (equipamento que simula a umidade e a temperatura da ave mãe).

12. Mesmo sendo tão frágeis, os pintinhos, assim  como a grande maioria das aves, nascem com um pequeno dente especial para quebrar o ovo. Mas, eles não crescem com esses dentinhos, acaba os perdendo em aproximadamente dois dias.

13. As galinhas ganham a capacidade de pôr ovos muito cedo, á partir do 120 dias de vida. Podendo pôr cerca de 290 ovos por ano, chegando ao dois anos de idade a frequência vai diminuindo até parar.

14. Na verdade a galinha voa, mas seus voos são rasantes e curtos e atingem apenas cerca de 10 metros. Durante a evolução da espécie, a galinha foi domesticada e perdeu a necessidade de voar para fugir de predadores.

15. O galo canta todos os dias para acordar o galinheiro e mostrar que está no comando.

Se gostou do conteúdo já deixa um comentário.
Obrigado e até a próxima, fiquem com Deus.

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Anúncios

Canal Chinope

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Venha fazer parte você também e fique por dentro das novidades.