Granja Chinope

Pão de queijo com caviar: conheça a chef brasileira que vai comandar um restaurante no Museu do Louvre

Pão de queijo com caviar: conheça a chef brasileira que vai comandar um restaurante no Museu do Louvre

O Globo Repórter desta sexta-feira (21) viajou pela França para mostrar a cultura, arte e gastronomia do país que se prepara para receber os Jogos Olímpicos de 2024. Alessandra reinventou receita de pão de queijo com queijo comté e caviar
Reprodução/TV Globo
O Globo Repórter desta sexta-feira (21) atravessou nove cidades e três regiões da França, que recebe os Jogos Olímpicos de 2024, para apresentar as principais conquistas do país no esporte, mas também no meio ambiente, nas artes e na gastronomia.
No país que se destaca com uma das melhores culinárias do mundo, uma brasileira ganhou espaço reinventando uma comida de infância: o pão de queijo. Para fazer a receita , a chef Alessandra Montagne usa o queijo comté, feito na França há mais de 2 mil anos, e, para finalizar, o caviar, ingrediente típico do país.
Alessandra tem dois restaurantes em Paris e, depois das Olímpiadas, vai comandar uma cozinha no maior museu do mundo, o Louvre. O convite para concorrer ao projeto veio de Alain Ducasse, um dos chefs mais renomados no mundo. Agora, ela faz parte do time Ducasse de apostas para o futuro.
“Um confeiteira, um padeiro, e dois cozinheiros e eu. A única chef mulher, estrangeira!”, contou Alessandra.
Conheça a chef brasileira que vai comandar um restaurante no Museu do Louvre
Trajetória
Alessandra nasceu na Favela do Vidigal, no Rio de Janeiro. A mãe, doméstica, deu a menina para os avós a criarem em Poté, interior de Minas Gerais. Depois de 11 anos, a chef recebeu um telegrama que dizia: “Moro na França e estou indo te visitar”.
“Antes de me levar com ela, ela falou que eu não era suficientemente educada, aí me colocou num internato em São Paulo”, disse Alessandra.
Ela esperou pela mãe no internato até a adolescência, mas depois voltou para Poté e engravidou. Lá, viveu um casamento forçado e abusivo. Com a ajuda da mãe, conseguiu fugir para a França com o filho pequeno.
“Eu fiz um pacto com o meu filho, eu prometi pra ele que ele não ia passar pelo que eu passei”, contou. Juntos, mãe e filho deram a volta por cima com a ajuda da gastronomia.
A chef Alessandra e André, seu filho
Reprodução/ TV Globo
Assista ao programa na íntegra: (COLOCAR ÍNTEGRA)
Confira as últimas reportagens do Globo Repórter:
A

Redes Sociais

Siga nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Anúncios

Canal Chinope

Inscreva-se em nosso Canal no Youtube!

Venha fazer parte você também e fique por dentro das novidades.