Existem vários tipos de ovos, mas a diferença entre eles não está apenas no tamanho ou na cor. Na verdade, as nomenclaturas são dadas de acordo com a técnica utilizada para criar as aves. Inclusive, isso ajuda a agregar qualidades e valor ao produto.
Atualmente, podem ser adotadas diferentes técnicas para produção do ovo e elas refletem em mais bem-estar das aves. Porém, nem todo mundo sabe exatamente quais são as características dos tipos de ovos que encontramos no mercado.
Saiba como diferenciar tipos de ovos de galinha
Pensando nisso, preparamos este artigo para que você possa conhecer os principais tipos de ovos.
Todo ovo orgânico é caipira, mas nem todo ovo caipira é orgânico. Ovos orgânicos não são necessariamente menores, isso tem mais a ver com a idade e o ciclo produtivo da galinha. Galinhas jovens produzem ovos pequenos e as adultas, ovos grandes.
A cor da gema do ovo muda conforme a alimentação da galinha – se ela recebe alimentação rica em folhas verdes e milho, a gema fica mais alaranjada. Isso é comum na produção de ovos orgânicos e de ovos caipiras.
A diferença de cor da casca está relacionada exclusivamente à raça da galinha: no geral, aquelas que têm penas brancas, botam ovos brancos. E aquelas que têm penas avermelhadas ou castanhas, botam ovos vermelhos.
Os orgânicos não são diferentes nos fatores nutricionais, mas os animais que tomam sol botam ovos com mais vitamina D. Essa seria a principal vantagem nutricional dos ovos caipiras. Ovos industriais também podem ter aditivos e suplementos para ficarem mais nutritivos.
Variedades podem ter diferenças de tamanho, da cor da casca e da gema.
No mercado, o rótulo merece uma leitura cuidadosa. É lá que o consumidor vai encontrar todas as informações relevantes para a escolha, como o tipo do ovo, se a criação é livre de agrotóxicos, se as aves vivem foram de gaiolas, entre outras.
“Basicamente, se ela come bastante verde, ela vai influenciar na qualidade interna do ovo. Se ela só come ração, vai influenciar na qualidade do ovo”, diz o produtor Belniowski.
Quais são os tipos de ovos mais conhecidos?
Muitas pessoas ainda acreditam que os ovos de galinha têm apenas duas diferenças: a cor da casca e o tamanho, mas isso não é verdade. O que difere o tipo de ovos é a técnica de criação e a alimentação das galinhas. A seguir, apresentaremos os tipos de ovos mais conhecidos e suas singularidades.
Ovo de granja
Esse é aquele ovo que também conhecido como ovo comum. É chamado assim porque as aves são criadas em um modelo mais convencional. Isto é, o ambiente onde elas permanecem possui luminosidade e temperatura devidamente controlados. Além disso, as galinhas recebem uma alimentação balanceada, tendo como base insumos como a soja e o milho.
Essa criação em granjas facilita muito o trabalho com as aves e o controle de doenças. Além disso, esse modelo permite a uniformidade no tratamento dos animais, proporcionando ovos bonitos, com um alto padrão de qualidade, como os da Ovos Mantiqueira.
Ovo caipira
O ovo caipira vem de uma produção que mais se assemelha à visão de sítio, onde há uma área aberta para que as galinhas possam expressar seus comportamentos naturais como ciscar o chão, bater asas e se empoleirar.
Por isso, esse tipo de criação proporciona mais conforto aos animais. Além disso, existe o cuidado com a alimentação, que deve ser balanceada com rações que levam um grande leque de ingredientes vegetais e minerais.
A propósito, muitas pessoas acreditam que a cor da casca do ovo é o indicativo de que ele seja caipira. Na verdade, o ovo caipira pode ter a casca nas cores branco, vermelho e até azul. O que interfere na coloração da casca é a raça da galinha.
Já a gema do ovo pode ter uma alteração para uma cor alaranjada mais intensa a depender do tipo de alimentação que as aves recebem. Por isso, quanto mais concentrado o alaranjado da gema, maior o indício de que aquele ovo é caipira e que a galinha recebe um tratamento diferenciado.
Ovo orgânico
A produção de ovo orgânico é bem parecida com a do caipira. A diferença é que as galinhas são alimentadas com grãos de origem orgânica. Por isso, os ovos orgânicos tendem a ter um preço um pouco acima dos ovos comuns, mas a sua demanda vem aumentando bastante. Isso porque, com a maior conscientização, os consumidores estão buscando cada vez mais a alimentação responsável.
Ainda que o preço seja um pouco maior, os benefícios são vários não só para os animais, mas também para a sustentabilidade, já que esse modelo de produção favorece uma atenção maior aos cuidados quanto ao ambiente e ao equilíbrio ecossistema. Assim, além de ter todos os benefícios que um ovo de qualidade proporciona, você ainda ajuda o planeta!
Ovo cage free
Para produzir esse tipo de ovo, as aves podem ser mantidas em ambientes controlados, porém, como o próprio nome indica, não são criadas em gaiolas. Em vez disso, elas são criadas em grandes galpões, onde elas têm liberdade para manter o seu comportamento natural, ciscando, com espaço para movimentar as asas e acesso a poleiros e ninhos.
Fontes: https://blog.mantiqueirabrasil.com.br/tipos-de-ovos/
https://g1.globo.com/pr/parana/caminhos-do-campo/noticia/2023/08/27/saiba-como-diferenciar-tipos-de-ovos-de-galinha.ghtml